Para ingressar no Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis, os alunos dos cursos de Química com Atribuições Tecnológicas e de Bacharelado em Química do IQ-UFRJ deverão estar com matrícula ativa no 5º período do curso de Graduação, ou em períodos posteriores, e já terem realizado a iniciação científica.

O aluno de Graduação do Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis deverá cursar no mínimo 18 créditos, sendo 12 créditos referentes às disciplinas obrigatórias do Programa e 6 créditos referentes às disciplinas eletivas, além de desenvolver seu Projeto de curso em um assunto relacionado às áreas de atuação do Programa.

As disciplinas obrigatórias do Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis são:

As disciplinas eletivas do Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis são:

Os docentes do IQ-UFRJ que participam do Programa submetem seus projetos de pesquisa para serem cadastrados na Carteira de Projetos do Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis. O aluno que estiver interessado em participar deve procurar o coordenador do projeto e manifestar seu interesse em desenvolver o Projeto de curso de Graduação no tema escolhido. Mediante o aceite do professor, o aluno pode se candidatar ao Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis.