ATENÇÃO: Estão abertas as inscrições para alunos não bolsistas.

A missão do Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis é atingir a excelência na formação de recursos humanos nas áreas de Química de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, com especial atenção para a formação de profissionais que deverão perseguir um desenvolvimento sustentável.

As áreas de concentração do Programa são:

O Programa Químico de Petróleo foi implantado, em 1999, no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio de um convênio firmado com a ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Em 2010, a Petrobras aderiu ao Programa de Recursos Humanos da ANP e, por meio de instrumento convenial, o Programa Químico de Petróleo passou, a partir de 2011, a receber recursos provenientes dessas duas fontes. Em 2013, com o crescimento da área de Biocombustíveis, o PRH 01 passa a ser Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis.

O Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis oferece bolsas de Graduação, Mestrado e Doutorado com recursos concedidos pela ANP e Petrobras e provê auxílio para o desenvolvimento dos projetos e para a participação dos bolsistas em congressos nacionais e internacionais, além de suporte institucional.

Os alunos aprovados no Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis recebem um certificado assinado pelo Coordenador do Programa e pelo diretor do IQ-UFRJ.

Esta é, sem dúvida, uma importante oportunidade para o corpo discente do Instituto, com perspectivas concretas de aproveitamento no mercado de trabalho.